quinta-feira, 11 de outubro de 2012



ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
QUILOMBO-SC
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROINFO
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

O MODO DE INSERÇÃO DAS TIC NAS ESCOLAS

Diversos estudos apontam a necessidade de que as competências sejam desenvolvidas desde a Educação Infantil sendo este o momento de formação do aluno enquanto um sujeito autônomo, crítico e atuante na sociedade oferecendo espaços de docência e de aprendizagem nos quais o uso das TIC possa ser não apenas um momento pontual, no qual se "trabalha" com o livro didático impresso, o computador, o rádio ou a TV, mas que as diversas formas de mídias e tecnologias possam realmente ser incorporadas no trabalho pedagógico de todos os professores nas diversas disciplinas do currículo, em todos os níveis da educação, tendo em vista a necessidade de alinhar a prática escolar com os ideais contemporâneos de desenvolvimento humano onde a construção destes espaços de aprendizagem baseada em contextos virtuais deve favorecer a emergência de alternativas metodológicas que se oponham ao método expositivo; deve favorecer o diálogo mais intenso entre alunos-professor e entre aluno-aluno; deve favorecer ainda às relações entre estes atores no sentido de construir conhecimento e não apenas transmitir informações e além de ser um recurso pedagógico interessante e importante para o professor, é uma ferramenta que torna a aprendizagem das crianças mais significativa e mais prazerosa, contribuindo inclusive para a felicidade da criança na escola e estimulando-a a vir para a escola.
A TIC, Tecnologia de Informação e Comunicação veio a enriquecer mais ainda as escolas fazendo com que os alunos aprendam a desenvolver seus conhecimentos no próprio ambiente escolar e em sintonia com as transformações em curso na sociedade brasileira e num mundo globalizado, assim, demanda um novo perfil de gestor, professor e coordenador capaz de mudar rotinas e atitudes mecanicamente determinadas pelo passado e pela inércia. Enfim, ensinar e aprender estão andando sempre de mãos dada a procura de desafios que possam possibilitar inovações no cotidiano escolar.
É preciso que nós educadores continuemos nos apropriando cada vez mais dos conhecimentos para ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, uma vez que a escola é o espaço apropriado para ensinar como as pessoas devem se portar diante das novas tecnologias.
Nessa perspectiva, a tecnologia desenvolve um papel fundamental, montando seus laboratórios nas escolas, aproximando não só os alunos como todo núcleo gestor de novo mundo.

Site<http://www.wdl.org/pt> Biblioteca Digital Mundial
Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta. 
Seus  principais objetivos são:
  • Promover a compreensão internacional e intercultural;
  • Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
  • Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
  • Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.
Site <http:/www.oglobo.com.br>
            Reune noticias de entretenimento, cultura, esporte, lazer, tragedias, educação, saude, tempo, entre outras acessos mais.
Site <http:/www.estadao.com.br>
            Apresenta o que acontece de mais importante,voce encontra as ultimas noticias, videos e fotos de polticas, esportes e tecnologias, ciencia e culturado Brasil e do Mundo.
Site http:/www.folha.uol.com.br>
            Um jornal a serviço do Brasil,tira suas duvidas, ouve suas reclamações diretamente com a redação bem como apresenta noticias em geral.
Site <http://www.mec.gov.br>
É útil para quem é estudante ou professor, seja de escola pública ou privada e que busca encontrar informações relevantes a respeito de provas (Prova Brasil, ENEM), vestibulares, programas do governo federal como o ProUni e o Fies bem como outros assuntos relacionados à educação no Brasil. Ao entrar nesta página principal do MEC  você terá duas opções de acesso: a primeira é para o portal do Ministério da Educação e a segunda para inscrição e consulta de regulamento do ENEM 2012(Exame Nacional do Ensino Médio). Os conteúdos que são dirigidos aos educadores de escolas públicas e privadas encontra-se na aba “Professores/ Diretores” no lado esquerdo da tela. Nela há informações sobre a Prova e Provinha Brasil, Portal do Professor, Piso Salarial de Professores, Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Formação (Pró-Letramento e Plataforma Freire), Publicações e Legislação.Na aba “Estudantes” há opções de acesso a informações sobre Vestibulares, ProUni, Fies, Enem, Enade, Revalidação de Diplomas, Pós-Graduação, Instituições Credenciadas, Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Encontra-se também para conscientizar os pais a respeito da frequência e do rendimento de seus filhos nas escolas uma opção chamada “Dia a dia do seu filho” e na guia “Pais e familiares”, na qual se pode encontrar dicas e recomendações aos estudantes do ensino infantil, fundamental e médio, ressaltando principalmente a importância do jovem no Ensino Médio. Ainda existem informações sobre Conselhos Escolares e Ideb.
Site <HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br>
O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.

<http://www.dominiopublico.gov.br?pesquisa?PesquisaObraForm.jsp>
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre onde é possível ter acesso a obras clássicas da literatura, documentários diversos e informações disponibilizadas pela Biblioteca Nacional, Unicamp, ITA, acervo do IBGE, IBAMA, CNPQ, outras instituições de ensino, ONGs, institutos e importantes órgãos governamentais.

<http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis_php>

É um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem e tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas onde a meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário