ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
QUILOMBO-SC
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROINFO
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO
DIGITAL
O MODO DE INSERÇÃO DAS TIC NAS ESCOLAS
Diversos estudos
apontam a necessidade de que as competências sejam desenvolvidas desde a
Educação Infantil sendo este o momento de formação do aluno enquanto um sujeito
autônomo, crítico e atuante na sociedade oferecendo espaços de docência e de
aprendizagem nos quais o uso das TIC possa ser não apenas um momento pontual,
no qual se "trabalha" com o livro didático impresso, o computador, o
rádio ou a TV, mas que as diversas formas de mídias e tecnologias possam realmente
ser incorporadas no trabalho pedagógico de todos os professores nas diversas
disciplinas do currículo, em todos os níveis da educação, tendo em vista a
necessidade de alinhar a prática escolar com os ideais contemporâneos de
desenvolvimento humano onde a construção destes espaços de aprendizagem baseada
em contextos virtuais deve favorecer a emergência de alternativas metodológicas
que se oponham ao método expositivo; deve favorecer o diálogo mais intenso
entre alunos-professor e entre aluno-aluno; deve favorecer ainda às relações
entre estes atores no sentido de construir conhecimento e não apenas transmitir
informações e além de ser um recurso pedagógico interessante e importante para
o professor, é uma ferramenta que torna a aprendizagem das crianças mais significativa
e mais prazerosa, contribuindo inclusive para a felicidade da criança na escola
e estimulando-a a vir para a escola.
A TIC, Tecnologia
de Informação e Comunicação veio a enriquecer mais ainda as escolas fazendo com
que os alunos aprendam a desenvolver seus conhecimentos no próprio ambiente
escolar e em sintonia com as transformações em curso na sociedade brasileira e
num mundo globalizado, assim, demanda um novo perfil de gestor, professor e
coordenador capaz de mudar rotinas e atitudes mecanicamente determinadas pelo
passado e pela inércia. Enfim, ensinar e aprender estão andando sempre de mãos
dada a procura de desafios que possam possibilitar inovações no cotidiano
escolar.
É preciso que nós
educadores continuemos nos apropriando cada vez mais dos conhecimentos para
ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, uma
vez que a escola é o espaço apropriado para ensinar como as pessoas devem se
portar diante das novas tecnologias.
Nessa perspectiva,
a tecnologia desenvolve um papel fundamental, montando seus laboratórios nas
escolas, aproximando não só os alunos como todo núcleo gestor de novo mundo.
Site<http://www.wdl.org/pt> Biblioteca Digital Mundial
Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica
em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do
planeta.
Seus principais objetivos são:
- Promover a compreensão internacional e intercultural;
- Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
- Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
- Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.
Site
<http:/www.oglobo.com.br>
Reune noticias de entretenimento,
cultura, esporte, lazer, tragedias, educação, saude, tempo, entre outras
acessos mais.
Site
<http:/www.estadao.com.br>
Apresenta o que acontece de mais
importante,voce encontra as ultimas noticias, videos e fotos de polticas,
esportes e tecnologias, ciencia e culturado Brasil e do Mundo.
Site
http:/www.folha.uol.com.br>
Um jornal a serviço do Brasil,tira
suas duvidas, ouve suas reclamações diretamente com a redação bem como
apresenta noticias em geral.
Site
<http://www.mec.gov.br>
É útil para quem é
estudante ou professor, seja de escola pública ou privada e que busca encontrar
informações relevantes a respeito de provas (Prova Brasil, ENEM), vestibulares,
programas do governo federal como o ProUni e o Fies bem como outros assuntos
relacionados à educação no Brasil. Ao entrar nesta página principal do
MEC você terá duas opções de acesso: a primeira é para o portal
do Ministério da Educação e
a segunda para inscrição e consulta de regulamento do ENEM 2012(Exame Nacional do Ensino
Médio). Os conteúdos que são dirigidos aos educadores de escolas
públicas e privadas encontra-se na aba “Professores/ Diretores” no lado
esquerdo da tela. Nela há informações sobre a Prova e Provinha Brasil, Portal
do Professor, Piso Salarial de Professores, Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Formação (Pró-Letramento
e Plataforma Freire), Publicações e Legislação.Na aba “Estudantes” há
opções de acesso a informações sobre Vestibulares, ProUni, Fies,
Enem, Enade, Revalidação de Diplomas,
Pós-Graduação, Instituições Credenciadas, Encceja
(Exame Nacional
para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e
Expansão das Universidades Federais) e Sisu (Sistema de Seleção
Unificada). Encontra-se
também para conscientizar os pais a respeito da frequência e do rendimento de
seus filhos nas escolas uma opção chamada “Dia a dia do seu filho” e na guia “Pais
e familiares”, na qual se pode encontrar dicas e recomendações aos estudantes
do ensino infantil, fundamental e médio, ressaltando principalmente a
importância do jovem no Ensino Médio. Ainda existem
informações sobre Conselhos Escolares e Ideb.
Site
<HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br>
O Portal do Professor é um espaço
para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É
um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o
trabalho dos professores. O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de
acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas,
áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado
sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área
federal e sobre a legislação específica.
<http://www.dominiopublico.gov.br?pesquisa?PesquisaObraForm.jsp>
Uma bela
biblioteca digital, desenvolvida em software livre onde é
possível ter acesso a obras clássicas da literatura, documentários diversos e informações
disponibilizadas pela Biblioteca Nacional, Unicamp, ITA, acervo do IBGE, IBAMA,
CNPQ, outras instituições de ensino, ONGs, institutos e importantes órgãos
governamentais.
<http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis_php>
É um programa da
Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de
conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem e tais
conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos
estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens
pedagógicas onde a meta que se pretende atingir disponibilizando esses
conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica
e a formação cidadã do aluno além de promover a produção e publicar na web os
conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a
metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas
instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.
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